Minicurso: LEITURA FILOSÓFICA
Proponente:
Galileu Galilei Medeiros de Souza
Saber
ler é uma habilidade essencial ao processo educativo nas sociedades
letradas, representando uma grande vantagem cultural para qualquer um
que domine seus métodos. Entretanto, o saber ler e seu aprendizado
não estão vinculados somente à decodificação de símbolos
linguísticos e codificação de fonemas, mas a diversas outras
competências, tais como a memória, a interpretação, a atenção e
o saber tomar posição diante do texto. O aprendizado da leitura, ao
contrário do aprendizado da fala, não é algo que possa ser
realizado espontaneamente, isto é, embora aparentemente natural, e
certamente algo comum, a leitura envolve uma série de desafios e de
superação de limites mais ou menos complexos, que exigem esforço.
Como toda atividade, porém, o hábito bem realizado conduz à
facilitação da ação. Em se tratando de textos filosóficos, em
virtude da excelência cultural de que eles são revestidos, essa
questão envolve dificuldades ainda maiores. O objetivo do minicurso
“Como ler livros de filosofia de modo inteligente” é o de ajudar
o leitor comum a introduzir-se na leitura de textos filosóficos,
ainda que aquilo que desenvolveremos aí seja benéfico a leitores
dos mais variados níveis. A metodologia utilizada será a exposição
dialogada seguida de exercícios de aplicação, a serem feitos após
o minicurso. Os textos utilizados serão fornecidos aos
participantes, e fundamentalmente se vincularão à proposta de
estudo literário de Mortimer J. Adler, descritas em seu livro Como
ler livros. Parte-se
da ambientação de quatro níveis de leitura (elementar,
inspecional, analítica e sintópica), passando pela familiarização
com elementos essenciais à leitura de textos filosóficos - tais
como a identificação das perguntas filosóficas, o método
filosófico e os estilos filosóficos -, para então, explorando as
indicações a respeito da leitura de livros, aplicá-las em alguns
exercícios. Ao final desse processo, pretende-se que os
participantes estejam munidos de conhecimentos que lhes permitam
ampliar suas habilidades de leitura de textos filosóficos.
Palavras-chave:
Leitura.
Filosofia. Análise de texto. Adler.
Comentários
Postar um comentário