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Mostrando postagens de abril 6, 2019

Minicurso: BNCC e Reforma do Ensino Médio: autonomia e limites para o saber e fazer escolar.

DATA: 25/04/2019 – Quinta-Feira HORÁRIO: 14h – 17 h  Local: 10ª DIREC - Caicó-RN Minicurso: BNCC e Reforma do Ensino Médio: autonomia e limites para o saber e fazer escolar. Profa. Dra. Elisete Medianeira Tomazetti (UFSM/RS) Link para inscrição:  Link para inscrição

Oficina: EXPERIÊNCIA DE PENSAMENTO: TUDO TEM EXPLICAÇÃO?

Proponentes: Maria Reilta Dantas Cirino-UERN Ana Priscila da Silva Alves-UERN Gizolene de Fátima Barbosa da Silva-UERN Maria Sandra Costa-UERN Rosana Lopes dos Santos-UERN A presente oficina decorre das atividades de pesquisa e extensão envolvendo o tema da filosofia e da infância ofertadas pelo Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/Campus Caicó/RN, sob a coordenação da professora Dra. Maria Reilta Dantas Cirino. Compõem os estudos a proposta teórica e prática elaborada pelo filósofo Matthew Lipman e seus desdobramentos no Brasil e no mundo, especialmente através das pesquisas desenvolvidas por Walter Kohan. São quatro os conceitos que inspiram as atividades teórico-práticas do referido projeto: a infância, entendida na perspectiva de ser condição para a experiência; a invenção e autoridade do caminho, como atenção a algo, como interrupção, como questão pública de tempo livre para construir algo em comum; a experi

Minicurso: LEITURA FILOSÓFICA

Proponente: Galileu Galilei Medeiros de Souza Saber ler é uma habilidade essencial ao processo educativo nas sociedades letradas, representando uma grande vantagem cultural para qualquer um que domine seus métodos. Entretanto, o saber ler e seu aprendizado não estão vinculados somente à decodificação de símbolos linguísticos e codificação de fonemas, mas a diversas outras competências, tais como a memória, a interpretação, a atenção e o saber tomar posição diante do texto. O aprendizado da leitura, ao contrário do aprendizado da fala, não é algo que possa ser realizado espontaneamente, isto é, embora aparentemente natural, e certamente algo comum, a leitura envolve uma série de desafios e de superação de limites mais ou menos complexos, que exigem esforço. Como toda atividade, porém, o hábito bem realizado conduz à facilitação da ação. Em se tratando de textos filosóficos, em virtude da excelência cultural de que eles são revestidos, essa questão envolve dificuldades ainda maiores.

Minicurso: Nietzsche e os espíritos livres

Proponente:  Lindoaldo Campos - IFRN A noção de  espíritos livres  é um dos fios condutores do chamado pensamento da maturidade de Friedrich Nietzsche, desde uma de suas primeiras aparições como subtítulo de sua obra  Humano, demasiado humano , de 1878, até seus últimos escritos de 1888, e desta forma alinhava outras ideias centrais deste filósofo - como além-do-humano, eterno retorno e  amor fati . Como contraponto à ideia de “espírito cativo” – “aquele que não assume uma posição por esta ou aquela razão, mas por hábito” –, o espírito livre é “aquele que pensa de modo diverso do que se esperaria com base em sua procedência, seu meio, sua posição e função, ou com base nas opiniões que predominam em seu tempo” ( Humano, demasiado human o, aforismos 225 e 226). Procurando harmonizar a explanação desses experimentos de pensamento com a poesia de Goethe, Raul de Leoni e Fernando Pessoa, o minicurso pretende-se um amplo e proveitoso diálogo introdutório sobre estas e outras relevantes

Minicurso: A TEORIA DAS TRADIÇÕES DE PESQUISA RACIONAL DE ALASDAIR MACINTYRE

Proponente: ALBERTO LEOPOLDO BATISTA NETO - UERN Resumo da proposta O filósofo escocês, radicado nos Estados Unidos desde o fim da década de 1960, Alasdair Chalmers MacIntyre é conhecido como um dos grandes nomes da ética contemporânea, sendo um dos principais responsáveis pela retomada recente do interesse na ética das virtudes de inspiração aristotélica, especialmente a partir dos conceitos de prática, narrativa e tradição, tais como articulados em seu livro Depois da virtude ( After Virtue , primeira edição em 1981). A partir da obra sucessora, Justiça de quem? Qual racionalidade? ( Whose Justice? Which Rationality? , primeira edição em 1988), o conceito de tradição moral se desdobra, retomando o tema de reflexões de MacIntyre na década de 1970 sobre crises epistemológicas, em uma ampla teoria sobre as tradições de pesquisa racional, imediatamente por ele aplicada à compreensão da racionalidade prática e da moralidade, mas com alcance muito mais geral. O programa epistemol