Oficina: EXPERIÊNCIA DE PENSAMENTO: TUDO TEM EXPLICAÇÃO?

Proponentes:

Maria Reilta Dantas Cirino-UERN
Ana Priscila da Silva Alves-UERN
Gizolene de Fátima Barbosa da Silva-UERN
Maria Sandra Costa-UERN
Rosana Lopes dos Santos-UERN

A presente oficina decorre das atividades de pesquisa e extensão envolvendo o tema da filosofia e da infância ofertadas pelo Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/Campus Caicó/RN, sob a coordenação da professora Dra. Maria Reilta Dantas Cirino. Compõem os estudos a proposta teórica e prática elaborada pelo filósofo Matthew Lipman e seus desdobramentos no Brasil e no mundo, especialmente através das pesquisas desenvolvidas por Walter Kohan. São quatro os conceitos que inspiram as atividades teórico-práticas do referido projeto: a infância, entendida na perspectiva de ser condição para a experiência; a invenção e autoridade do caminho, como atenção a algo, como interrupção, como questão pública de tempo livre para construir algo em comum; a experiência, compreendida como algo que nos inquieta e transforma; e por fim, a investigação, como busca constante da relação de encontros entre a pesquisa, a experiência e o sentido. A partir dessas perspectivas, a proposta dessa oficina objetiva criar as condições para os/as participantes vivenciarem uma experiência de pensamento a partir da provocação da obra Mania de Explicação, da autora Adriana Falcão. Tomamos por metodologia a trilha da experiência e a proposta de “composição” para a experiência de pensamento apresentada por Walter Kohan, a qual nos orienta para a exigência da experiência que surge e que encontrará suas possibilidades para o exercício do pensar a partir da disposição dos/as participantes. Em processo serão realizadas atividades de interação e integração na perspectiva avaliativa e proposição de produção coletiva.

Palavras-Chave: Filosofia. Infância. Pensamento. Experiência.

REFERÊNCIAS

CIRINO, M. R. D. Filosofia com Crianças: cenas de experiências em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata (Argentina). Rio de Janeiro/RJ: NEFI, 2016 (Coleção Teses e Dissertações: 2).

KOHAN, Walter Omar. Filosofia para crianças. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

KOHAN, Walter Omar; WUENSCH. Ana Míriam. Filosofia para crianças: A tentativa pioneira de Matthew Lipman. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

______; OLARIETA, Beatriz Fabiana. (Orgs.). A escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

_____. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

LIPMAN, Matthew. A filosofia vai à escola. Tradução de Maria Elice de Brzezinski Prestes e Lúcia Maria Silva Kennedy. São Paulo: Summus, 1990.

______; SHARP, Ann Margaret; OSCANYAN, Frederick S. A filosofia na sala de aula. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Tradução de Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

CIRINO, M. R. D. Filosofia com Crianças: cenas de experiências em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata (Argentina). Rio de Janeiro/RJ: NEFI, 2016 (Coleção Teses e Dissertações: 2).

KOHAN, Walter Omar. Filosofia para crianças. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

KOHAN, Walter Omar; WUENSCH. Ana Míriam. Filosofia para crianças: A tentativa pioneira de Matthew Lipman. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

______; OLARIETA, Beatriz Fabiana. (Orgs.). A escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

_____. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

LIPMAN, Matthew. A filosofia vai à escola. Tradução de Maria Elice de Brzezinski Prestes e Lúcia Maria Silva Kennedy. São Paulo: Summus, 1990.

______; SHARP, Ann Margaret; OSCANYAN, Frederick S. A filosofia na sala de aula. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Tradução de Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANAIS DA VII SEMANA DE FILOSOFIA - V JENFIC e III SIMPHILO

CRONOGRAMA

ENTREGA DE CERTIFICADOS