Oficina: EXPERIÊNCIA DE PENSAMENTO: TUDO TEM EXPLICAÇÃO?
Proponentes:
Maria
Reilta Dantas Cirino-UERN
Ana
Priscila da Silva Alves-UERN
Gizolene
de Fátima Barbosa da Silva-UERN
Maria
Sandra Costa-UERN
Rosana
Lopes dos Santos-UERN
A
presente oficina decorre das atividades de pesquisa e extensão
envolvendo o tema da filosofia e da infância ofertadas pelo Curso de
Licenciatura em Filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do
Norte - UERN/Campus Caicó/RN, sob a coordenação da professora Dra.
Maria Reilta Dantas Cirino. Compõem os estudos a proposta teórica e
prática elaborada pelo filósofo Matthew Lipman e seus
desdobramentos no Brasil e no mundo, especialmente através das
pesquisas desenvolvidas por Walter Kohan. São quatro os conceitos
que inspiram as atividades teórico-práticas do referido projeto: a
infância, entendida na perspectiva de ser condição
para a experiência; a invenção e autoridade do caminho, como
atenção a algo, como interrupção, como questão pública de tempo
livre para construir algo em comum; a experiência, compreendida como
algo que nos inquieta e transforma; e por fim, a investigação, como
busca constante da relação de encontros entre a pesquisa, a
experiência e o sentido. A partir dessas perspectivas, a proposta
dessa oficina objetiva criar as condições
para os/as participantes vivenciarem uma experiência de pensamento a
partir da provocação da obra Mania
de Explicação,
da autora Adriana Falcão. Tomamos por metodologia a trilha da
experiência e a proposta de “composição” para a experiência
de pensamento apresentada por Walter Kohan, a qual nos orienta para a
exigência da experiência que surge e que encontrará suas
possibilidades para
o exercício do pensar a partir da disposição dos/as participantes.
Em processo serão realizadas atividades de interação e integração
na perspectiva avaliativa e proposição de produção coletiva.
Palavras-Chave:
Filosofia. Infância. Pensamento. Experiência.
REFERÊNCIAS
CIRINO,
M. R. D. Filosofia
com Crianças:
cenas de experiências em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata
(Argentina). Rio de Janeiro/RJ: NEFI, 2016 (Coleção Teses e
Dissertações: 2).
KOHAN,
Walter Omar.
Filosofia para crianças.
2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
KOHAN,
Walter Omar; WUENSCH. Ana Míriam. Filosofia
para crianças:
A tentativa pioneira de Matthew Lipman. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
______;
OLARIETA, Beatriz Fabiana. (Orgs.). A
escola pública aposta no pensamento.
Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
LARROSA,
Jorge.
Pedagogia
profana:
danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. 5.
ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
_____.
Tremores:
escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes, João
Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
LIPMAN,
Matthew.
A filosofia vai à escola.
Tradução de Maria Elice de Brzezinski Prestes e Lúcia Maria Silva
Kennedy. São Paulo: Summus, 1990.
______;
SHARP, Ann Margaret; OSCANYAN, Frederick S. A
filosofia na sala de aula.
Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova
Alexandria, 2001.
MASSCHELEIN,
Jan; SIMONS, Maarten. Em
defesa da escola:
uma questão pública. Tradução de Cristina Antunes. Belo
Horizonte: Autêntica, 2013.
CIRINO,
M. R. D. Filosofia
com Crianças:
cenas de experiências em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata
(Argentina). Rio de Janeiro/RJ: NEFI, 2016 (Coleção Teses e
Dissertações: 2).
KOHAN,
Walter Omar.
Filosofia para crianças.
2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
KOHAN,
Walter Omar; WUENSCH. Ana Míriam. Filosofia
para crianças:
A tentativa pioneira de Matthew Lipman. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
______;
OLARIETA, Beatriz Fabiana. (Orgs.). A
escola pública aposta no pensamento.
Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
LARROSA,
Jorge.
Pedagogia
profana:
danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. 5.
ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
_____.
Tremores:
escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes, João
Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
LIPMAN,
Matthew.
A filosofia vai à escola.
Tradução de Maria Elice de Brzezinski Prestes e Lúcia Maria Silva
Kennedy. São Paulo: Summus, 1990.
______;
SHARP, Ann Margaret; OSCANYAN, Frederick S. A
filosofia na sala de aula.
Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova
Alexandria, 2001.
MASSCHELEIN,
Jan; SIMONS, Maarten. Em
defesa da escola:
uma questão pública. Tradução de Cristina Antunes. Belo
Horizonte: Autêntica, 2013.
Comentários
Postar um comentário