Histórico
A história das semanas de filosofia do Campus Caicó começa ainda
no contexto do Curso Eclesiástico da Diocese de Caicó e continua depois com a
criação do Núcleo Avançado de Educação Superior do Seridó-UERN. Naquele
contexto já despontava a promoção de Semanas de Filosofia que envolviam os
Cursos de Filosofia de Caicó e Mossoró, da Universidade Federal do Rio Grande
do Norte - UFRN/Natal, bem como em parceria com o então Instituto Superior de
Filosofia e Teologia Cardeal Eugênio Sales – ICS. Com a implantação do Campus
Caicó – CaC, em 2006, e a criação de mais dois cursos, sendo esses Enfermagem e
Odontologia, as semanas de Filosofia deixam de acontecer em função da
realização das Semanas Universitárias do Campus. Antes de 2006, ocorreram
quatro Semanas de Filosofia, as quais registram em seus anais que foram de
significativa importância para a constituição de espaços de promoção,
discussão, iniciação, interlocução de saberes e divulgação da atividade
filosófica produzida em Caicó e em outras instituições formativas da região e
do Estado do RN.
A I Semana de Filosofia, no ano 2000, discutiu o tema “Moral e
Liberdade”, oportunizando a discussão sobre o sentido do mundo para o homem e
como a reflexão filosófica pode proporcionar a esse o pensar criticamente o seu
tempo. Em sua segunda edição, ano de 2002, a Semana foi realizada em parceria
com o Instituto de Teologia Cardeal Sales - ICS e se denominou II Semana de
Filosofia e Teologia de Caicó, teve como tema “Filosofia e Teologia”, na qual,
além de promover a apresentação de diversos trabalhos das duas áreas
envolvidas, realizou-se justa homenagem ao professor João Agripino Dantas. A
III Semana, no ano de 2003, abordou o tema “Marxismo e Pós-Modernismo”,
favorecendo a discussão de temáticas sobre a emancipação, política,
neoliberalismo, entre outros temas do pensamento de Karl Marx. Essa semana
também prestou homenagem ao Mons. Ausônio Tércio de Araújo. A IV Semana de
Filosofia de Caicó, ano 2005, tratou do tema “Santo Agostinho e Sartre”, em
função dos 1575 anos da morte de Santo Agostinho (354-430) e do centenário de
nascimento de Jean-Paul Sartre (1905-1980). Nessa oportunidade foi prestada
homenagem a Dom José Delgado, primeiro bispo da Diocese de Caicó, por sua luta
pela educação para todos no Seridó. Ressalta-se que a partir dessa IV Semana,
as atividades são realizadas mediante a apresentação de comunicações orais,
minicursos, conferências e mesas-redondas, consolidando assim a presença da
Filosofia em Caicó e no Seridó e oportunizando o desenvolvimento da pesquisa,
do ensino e da extensão nessa área. A quinta edição, ano de 2012, apresentou o
tema “Filosofia e ensino: 10 anos nas trilhas do Seridó” e marcou uma década da
presença da Filosofia no sertão do Seridó e como referência dessa história,
prestou merecida homenagem ao Professor João Batista Xavier, militante da
filosofia no Estado do RN e fundador do Curso de Filosofia/UERN no município de
Caicó. Além disso, com o objetivo de proporcionar a reflexão acerca da formação
profissional docente em filosofia considerando os desafios de seu ensino no
nível médio, foi realizada dentro das atividades da V Semana a II JENFIC -
Jornada de Ensino de Filosofia de Caicó. A VI Semana de Filosofia do Campus
Caicó-CaC e a III Jornada de Ensino de Filosofia de Caicó-JENFIC ocorreram em
2014, abordando o tema “Ser e Pensar” em parceria com o Grupo de Pesquisa
Filosofia e Educação e do Programa de Iniciação à Docência -
PIBID-UERN/Subprojeto Filosofia, em execução em escolas públicas de nível médio
no município de Caicó. Com o tema “Ser e Pensar”, os eventos tiveram o
propósito de promover a reflexão e o debate de questões pertinentes ao
exercício do filosofar, aliando teoria e prática de forma interdisciplinar para
discussão dos processos de ensinar e aprender filosofia. Portanto, foi
promovida a continuidade de um espaço de divulgação da atividade filosófica
produzida no Campus Caicó-CaC, bem como se constituiu em identificação de
desafios e reflexões sobre as questões suscitadas pelo contexto histórico para
a formação, a pesquisa e a prática da filosofia.
Em 2016, em sua sétima edição, a VII Semana de Filosofia do Campus
Caicó – UERN apresentou como tema O ensino de filosofia
e a filosofia do ensino: cenários, desafios e perspectivas atuais. Dentro
da VII Semana também ocorreram, de forma integrada e interdisciplinar, mais
dois eventos, respectivamente descritos a seguir:
A V Jornada de Ensino de Filosofia do Campus Caicó – V JENFIC, a
qual propôs o tema: O pensar na escola: o
que pode a filosofia? Em 2014, a V JENFIC teve participação de 180
pessoas entre alunos/as, profissionais da educação básica e professores/as de
IES (UERJ, UERN e UFRN). Na ocasião também se realizou a primeira qualificação
de tese de doutoramento em filosofia na Região do Seridó, tese da Professora
Maria Reilta Dantas Cirino/DFI/UERN/Caicó, doutoramento realizado com doutorado
sanduíche, em La Plata/ARG, com apoio da CAPES, abordando o tema “Filosofia com
crianças: cenas de experiência em Caicó/RN, Rio de Janeiro/RJ e La Plata/ARG”,
contando com a presença, reconhecida internacionalmente, nas áreas de filosofia
e educação, do professor Walter Omar Kohan, orientador da tese qualificada
naquela ocasião. Já o III Simpósio Estadual sobre o Ensino de Filosofia da UERN
– III SIMFHILO, o qual teve em sua edição de 2012, em Mossoró, registrou 235
participantes, dentre eles professores/as de filosofia da rede estadual de
ensino, estudantes de licenciatura da UERN e da UFRN e pesquisadores/as da UERN
e de mais cinco IES (UFRN, UFPB, UEPB, UFPR e UNISSINOS/PR).
Em 2019 a VIII Semana de Filosofia e a VI Jornada de Ensino de
Filosofia de Caicó – VI JEN-FIC são realizadas pelo Mestrado Profissional em
Filosofia – PROF-FILO e pelo Curso de Filosofia do Campus Caicó e organizadas
pelo Grupo de Pesquisa Ensinar e Aprender na Educação Básica – GPEAEB, pelo
Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação e pelo Programa Institucional de Bolsas
de Iniciação à Docência – PI-BID/UERN/Caicó. Tem como objetivo manter o espaço
de pesquisa e socialização de experiências envolvendo o saber e o fazer
escolar, a discussão sobre as políticas públicas no contexto atual em vista de
sua necessária compreensão para a atuação docente. Serão priorizadas discussões
envolvendo docentes e discentes sobre a filosofia e seu ensino, o saber e fazer
escolar como característica da militância educacional, minicursos, defesas
públicas de pesquisas realizadas no PROF-FILO e apresentação de pesquisas
concluídas e em andamento da graduação e de pós-graduação em Filosofia e
Educação. Público alvo: docentes e estudantes da área de filosofia, educação e
áreas afins, equipes gestoras das escolas, demais profissionais da área de
Ciências Humanas.
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