Histórico

A história das semanas de filosofia do Campus Caicó começa ainda no contexto do Curso Eclesiástico da Diocese de Caicó e continua depois com a criação do Núcleo Avançado de Educação Superior do Seridó-UERN. Naquele contexto já despontava a promoção de Semanas de Filosofia que envolviam os Cursos de Filosofia de Caicó e Mossoró, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN/Natal, bem como em parceria com o então Instituto Superior de Filosofia e Teologia Cardeal Eugênio Sales – ICS. Com a implantação do Campus Caicó – CaC, em 2006, e a criação de mais dois cursos, sendo esses Enfermagem e Odontologia, as semanas de Filosofia deixam de acontecer em função da realização das Semanas Universitárias do Campus. Antes de 2006, ocorreram quatro Semanas de Filosofia, as quais registram em seus anais que foram de significativa importância para a constituição de espaços de promoção, discussão, iniciação, interlocução de saberes e divulgação da atividade filosófica produzida em Caicó e em outras instituições formativas da região e do Estado do RN.

A I Semana de Filosofia, no ano 2000, discutiu o tema “Moral e Liberdade”, oportunizando a discussão sobre o sentido do mundo para o homem e como a reflexão filosófica pode proporcionar a esse o pensar criticamente o seu tempo. Em sua segunda edição, ano de 2002, a Semana foi realizada em parceria com o Instituto de Teologia Cardeal Sales - ICS e se denominou II Semana de Filosofia e Teologia de Caicó, teve como tema “Filosofia e Teologia”, na qual, além de promover a apresentação de diversos trabalhos das duas áreas envolvidas, realizou-se justa homenagem ao professor João Agripino Dantas. A III Semana, no ano de 2003, abordou o tema “Marxismo e Pós-Modernismo”, favorecendo a discussão de temáticas sobre a emancipação, política, neoliberalismo, entre outros temas do pensamento de Karl Marx. Essa semana também prestou homenagem ao Mons. Ausônio Tércio de Araújo. A IV Semana de Filosofia de Caicó, ano 2005, tratou do tema “Santo Agostinho e Sartre”, em função dos 1575 anos da morte de Santo Agostinho (354-430) e do centenário de nascimento de Jean-Paul Sartre (1905-1980). Nessa oportunidade foi prestada homenagem a Dom José Delgado, primeiro bispo da Diocese de Caicó, por sua luta pela educação para todos no Seridó. Ressalta-se que a partir dessa IV Semana, as atividades são realizadas mediante a apresentação de comunicações orais, minicursos, conferências e mesas-redondas, consolidando assim a presença da Filosofia em Caicó e no Seridó e oportunizando o desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão nessa área. A quinta edição, ano de 2012, apresentou o tema “Filosofia e ensino: 10 anos nas trilhas do Seridó” e marcou uma década da presença da Filosofia no sertão do Seridó e como referência dessa história, prestou merecida homenagem ao Professor João Batista Xavier, militante da filosofia no Estado do RN e fundador do Curso de Filosofia/UERN no município de Caicó. Além disso, com o objetivo de proporcionar a reflexão acerca da formação profissional docente em filosofia considerando os desafios de seu ensino no nível médio, foi realizada dentro das atividades da V Semana a II JENFIC - Jornada de Ensino de Filosofia de Caicó. A VI Semana de Filosofia do Campus Caicó-CaC e a III Jornada de Ensino de Filosofia de Caicó-JENFIC ocorreram em 2014, abordando o tema “Ser e Pensar” em parceria com o Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação e do Programa de Iniciação à Docência - PIBID-UERN/Subprojeto Filosofia, em execução em escolas públicas de nível médio no município de Caicó. Com o tema “Ser e Pensar”, os eventos tiveram o propósito de promover a reflexão e o debate de questões pertinentes ao exercício do filosofar, aliando teoria e prática de forma interdisciplinar para discussão dos processos de ensinar e aprender filosofia. Portanto, foi promovida a continuidade de um espaço de divulgação da atividade filosófica produzida no Campus Caicó-CaC, bem como se constituiu em identificação de desafios e reflexões sobre as questões suscitadas pelo contexto histórico para a formação, a pesquisa e a prática da filosofia. 

Em 2016, em sua sétima edição, a VII Semana de Filosofia do Campus Caicó – UERN apresentou como tema O ensino de filosofia e a filosofia do ensino: cenários, desafios e perspectivas atuais. Dentro da VII Semana também ocorreram, de forma integrada e interdisciplinar, mais dois eventos, respectivamente descritos a seguir:

A V Jornada de Ensino de Filosofia do Campus Caicó – V JENFIC, a qual propôs o tema: O pensar na escola: o que pode a filosofia? Em 2014, a V JENFIC teve participação de 180 pessoas entre alunos/as, profissionais da educação básica e professores/as de IES (UERJ, UERN e UFRN). Na ocasião também se realizou a primeira qualificação de tese de doutoramento em filosofia na Região do Seridó, tese da Professora Maria Reilta Dantas Cirino/DFI/UERN/Caicó, doutoramento realizado com doutorado sanduíche, em La Plata/ARG, com apoio da CAPES, abordando o tema “Filosofia com crianças: cenas de experiência em Caicó/RN, Rio de Janeiro/RJ e La Plata/ARG”, contando com a presença, reconhecida internacionalmente, nas áreas de filosofia e educação, do professor Walter Omar Kohan, orientador da tese qualificada naquela ocasião. Já o III Simpósio Estadual sobre o Ensino de Filosofia da UERN – III SIMFHILO, o qual teve em sua edição de 2012, em Mossoró, registrou 235 participantes, dentre eles professores/as de filosofia da rede estadual de ensino, estudantes de licenciatura da UERN e da UFRN e pesquisadores/as da UERN e de mais cinco IES (UFRN, UFPB, UEPB, UFPR e UNISSINOS/PR).

Em 2019 a VIII Semana de Filosofia e a VI Jornada de Ensino de Filosofia de Caicó – VI JEN-FIC são realizadas pelo Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO e pelo Curso de Filosofia do Campus Caicó e organizadas pelo Grupo de Pesquisa Ensinar e Aprender na Educação Básica – GPEAEB, pelo Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação e pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PI-BID/UERN/Caicó. Tem como objetivo manter o espaço de pesquisa e socialização de experiências envolvendo o saber e o fazer escolar, a discussão sobre as políticas públicas no contexto atual em vista de sua necessária compreensão para a atuação docente. Serão priorizadas discussões envolvendo docentes e discentes sobre a filosofia e seu ensino, o saber e fazer escolar como característica da militância educacional, minicursos, defesas públicas de pesquisas realizadas no PROF-FILO e apresentação de pesquisas concluídas e em andamento da graduação e de pós-graduação em Filosofia e Educação. Público alvo: docentes e estudantes da área de filosofia, educação e áreas afins, equipes gestoras das escolas, demais profissionais da área de Ciências Humanas.


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